O que é PPMOF?
PPMOF (Pré-fabricação, Pré-montagem, Modularização e Fabricação Offsite, em tradução livre da sigla em inglês) são métodos de construção que oferecem a oportunidade de melhorar o desempenho de projetos de capital.
Confira a seguir o significado da sigla:
Pré-fabricação (P)
Trata-se de um processo de fabricação, normalmente realizado em uma instalação especializada, no qual diferentes materiais são unidos para formar uma parte integrante de uma instalação final. Essa é uma prática comum na maioria dos projetos industriais hoje;
Pré-montagem (P)
Nesse processo, vários materiais, componentes pré-fabricados e/ou equipamentos são conectados em um local remoto para depois serem instalados como uma subunidade; é mais comum ser focado em um sistema. Também é uma prática comum na maioria dos projetos industriais atualmente;
Modularização (M)
Seção principal de uma planta resultante de uma série de operações de montagem remota que pode incluir várias partes de muitos sistemas; normalmente a maior unidade transportável ou componente de uma instalação;
Fabricação Offsite (OF)
Refere-se a uma prática de pré-montagem ou fabricação de componentes que é feita tanto fora do local quanto no local em uma localização diferente do ponto final de instalação.
Benefícios da PPMOF
Uma das principais vantagens da PPMOF é a redução de custos nos projetos, que podem representar uma economia de até 10% nos gastos gerais e de 25% nos custos com a mão de obra, de acordo com um estudo do Construction Industry Institute (CII).
Outros benefícios incluem a compressão de cronogramas mesmo com uma mão de obra reduzida no local da obra. Além disso, um dos maiores atrativos dessas técnicas é a redução de riscos, colaborando para um aumento significativo nos níveis de segurança e qualidade no produto final.
Ou seja, os benefícios causados pelo uso dessa metodologia são muito importantes quando consideramos o contexto atual do mercado. Cada vez mais, os stakeholders buscam por projetos melhores, mais seguros, a um custo menor e com tempo de entrega reduzido. Todas essas exigências podem ser cumpridas usando os métodos PPMOF.
Indo além dos benefícios econômicos,vale ressaltar também os ganhos em sustentabilidade, qualidade e segurança que a prática traz aos projetos, ao reduzir desperdícios, controlar melhor a produção e otimizar a cadeia de produção.
Por tudo isso, é possível observar uma tendência em ter os processos de construção realizados fora dos canteiros de obras, em uma área de montagem, para aumentar a agilidade e produtividade em projetos de construção.
A transformação digital de negócios e a chegada de novas tecnologias também movimentaram o setor, viabilizando e popularizando os métodos PPMOF. Isso porque fotografias digitais, câmeras de vídeo e uso de software especializado facilitaram o trabalho em instalações remotas.
No entanto, prosperar no setor nem sempre é fácil, o alto capital requerido e o nível de especialização requerido são barreiras importantes de entrada e dificultam o desenvolvimento destas novas empresas.
Cuidados ao adotar o PPMOF
Vale ressaltar que realizar testes de qualidade e possuir planos logísticos é fundamental para qualquer projeto que use técnicas PPMOF. Dessa forma, a decisão de aplicar esses métodos precisa ser tomada antes mesmo de sua fase de planejamento ser iniciada.
Quando falamos em modularização e pré-montagem é preciso considerar que como tudo é construído fora do local da obra, em um pátio de fábrica, por exemplo, a engenharia desse pátio deve ser concluída muito mais cedo para permitir o tempo hábil de conclusão dos módulos. Ou seja, tudo que é modular deve ser projetado com antecedência e que a aquisição e a entrega devem ocorrer mais cedo.
Podemos, então, afirmar que o uso de métodos PPMOF requer uma consideração cuidadosa de suas implicações em todos os níveis do projeto e traz resultados melhores quando são implementados de maneira holística e em fases iniciais do investimento.
Muitos dos ganhos do método são captados de forma indireta, através da antecipação de cronogramas, por exemplo, ou da redução de riscos, como custos evitados em segurança.
Dentre todas as possibilidades, é preciso que o setor tenha consciência das complexidades de transformar processos na construção. Para ter efeito, as mudanças não podem ocorrer de maneira isolada, é necessário um empenho coletivo do setor como um todo.
Você já ouviu falar sobre PPMOF? Deixe o seu comentário.